10 motivos para começar sua coleção de LPs

Via Noize

Colecionar discos de vinil pode ser visto por uns como apenas um entretenimento ou hobby. Mas não é só isso. Ter uma coleção só com bolachões que você curte é uma arte, um estilo de vida que nos proporciona um aprendizado gigantesco sobre a música em si.

Além disso, colecionar não é uma atividade elitista. A coleção tem o tamanho do bolso de cada um. Você pode começar de uma forma bem simples, e aos poucos verá que sua coleção vai tomando forma. E não é difícil começar a sua coleção. Caso você ainda não tenha um toca-discos em casa, você pode dar uma olhada nas sugestões acessíveis de aparelhos que separamos clicando aqui. Pra mostrar que uma coleção de LPs fará você apreciar a música de uma maneira que você nunca tinha experienciado antes, aqui vão 10 bons motivos para você começar a reunir seus próprios discos:

1. Durabilidade
Discos de vinil bem cuidados de 1950 produzem um som tão bom quanto na época em que foram fabricados. A longevidade dos bolachões é muito maior do que dos CDs, visto que o vinil é mais durável do que o material usado no CD. Condições ambientais como umidade e calor afetam mais o CD do que o vinil.

2. Projeto gráfico ampliado
O ser humano por natureza gosta de coisas grandiosas. Em LPs de 12″, a capa e contra-capa são espaços grandiosos para os artistas soltarem sua imaginação e, por vezes, até criarem artes exclusivas para seus discos de vinil.

3. Barulhinho da agulha
Uma das coisas que mais atraem os amantes do vinil é o barulho que a agulha faz ao percorrer os sulcos do vinil. O som que ela produz ao riscar o disco é pura nostalgia.

som da agulha

4. Experiência
Esperar ansiosamente por aquele disco que você tanto quer, chegar em casa, colocá-lo no toca-discos, sentar na frente das caixas e ouvir o lado A e o lado B pela primeira vez. Uma experiência que só quem curte discos de vinil sabe como é.

5. Lojas de Discos
Quem gosta de música, gosta de falar sobre ela. Mas não por um bate-papo virtual. O legal do disco de vinil também é a troca de experiências e aprendizado que você pode ter com o dono da loja local de discos. E se você ficar perdido no meio de centenas de prateleiras com bolachões, não se preocupe. O gerente ou o dono da loja sempre têm uma dica boa de vinil pra comprar.

6. Encarte
Uma coisa que vem se perdendo com o tempo é a leitura do encarte do disco. No vinil, essa leitura fica mais fácil pelo tamanho do projeto gráfico. Um bom colecionador já leu os encartes de todos os seus discos, porque sabe que sempre terá alguma informação interessante ali, como uma dedicatória para um artista inusitado, ou uma contribuição que você nem imaginava.

garimpo vinil

7. Garimpo
Ir à procura do seu disco preferido é uma aventura. Com sorte, você encontrar em uma feirinha de esquina aquele vinil do Tim Maia que tanto queria, por exemplo. E se souber garimpar, ainda pode sair levando o disco por menos que você esperava.

8. Som
Os apaixonados por discos de vinil concordam que a música que ressoa dos bolachões é diferente do MP3 ou CD. No vinil, os instrumentos aparecem menos misturados entre si e, consequentemente, mais nítidos. Aquela linha de baixo que você tanto gosta vai soar muito melhor no toca-discos.

9. Audição atenta
Com a internet, ouvir música ganhou uma outra conotação. Você abre ali no YouTube a música que quer ouvir e a escuta enquanto faz outra coisa. Com o vinil, a música é a protagonista. Não dá pra levar escutar um bolachão no carro, ele requer uma atenção mais do ouvinte.

10. NOIZE Record Club
Você tem mais um ótimo motivo pra começar sua coleção de discos com o NRC. O primeiro serviço de assinatura de discos de vinil da América Latina vai entregar na porta de seus assinantes um vinil exclusivo por trimestre, acompanhado da nossa revista impressa. Fazendo sua assinatura agora clicando aqui, você já garante três bolachões na sua coleção.

nrc motivos

Share on Google Plus

About Fhenso Funk Music

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários :

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Muita paz.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.