Pular para o conteúdo principal

Samba de Raiz 18

Germano Mathias  (Germano Mathias)

Germano Mathias  (Germano Mathias)
Iniciou a carreira profissional cantando no programa de calouros na Rádio Tupi paulista "À procura de um astro". A partir de então, demonstrou seu estilo sincopado de interpretar, utilizando uma lata de graxa niquelada para marcar o ritmo da música. A apresentação rendeu-lhe um contrato com a Rádio Tupi, que registrou em sua carteira "Cantor e executante de instrumentos exóticos".
Gravou o primeiro disco em 1956, no qual incluiu uma composição sua em parceria com Doca, o samba "Minha nega na janela", lançado pela gravadora Polydor.
Em 1957, gravou "A situação do escurinho", de Aldacir Louro e Padeirinho, e "Falso rebolado", de Jorge Costa e Venâncio (Polydor). No mesmo ano lançou, pela mesma etiqueta, o primeiro LP intitulado "Germano Matias, o sambista diferente", com o qual recebeu os prêmios "Roquete Pinto" e "Guarani".
No ano de 1958, gravou um de seus sucessos, o samba "Guarde a sandália dela" (RGE), parceria com Sereno, que mais tarde receberia versão da dupla Jair Rodrigues/Elis Regina.
Lançou em 1959 a música "Malandro de araque", de F. M. Cabral e Rafael Gentil, sátira à onda das lambretas (a que os rapazes da classe média aderiram em peso) que invadiu São Paulo e Rio de Janeiro no fim da década de 1950.
Em 1960 transferiu-se para as Emissoras Unidas (Rádio e TV Record de São Paulo).
Lançou em 1961 o samba "Malvadeza Durão", de Zé Keti, pela RGE. No ano seguinte, transferiu-se para a gravadora Odeon, pela qual lançou um disco 78 rpm com as faixas "Baile do risca-faca" e "Bonitona do primeiro andar", ambas de autoria de Jorge Costa.
Em 1964 foi contratado pela gravadora Phillips, onde gravou dois sambas de Zé Kéti: "Nega Dina" e "O assalto".
No ano de 1965 assinou contrato com a TV Record e no ano seguinte, lançou novo disco pela RGE, contendo a música "História de um valente", de Nelson Cavaquinho e José Ribeiro Souza.
Em 1967 transferiu-se para a TV Globo de São Paulo, na qual apresentou um programa intitulado "Nosso ritmo é sucesso".
Teve ainda músicas gravadas pelas etiquetas Cantagalo, Chantecler, CID e Beverly, tendo gravado cerca de 20 discos entre 78 rpm, compactos e LPs.
Em 1999, ao lado de Osvaldinho da Cuíca, Aldo Bueno e Thobias da Vai Vai, participou do CD "História do samba paulista", do selo CPC-Umes, lançado na Choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo.
No ano de 2002 lançou pela gravadora Atração o CD "Talento de bamba". Deste disco também participaram Oswaldinho da Cuíca, o trombonista Bocato e Isaias do Bandolim.
Em 2003 fez diversos lançamentos do CD "Talento de bamba", apresentando-se em show no Ópera de São Paulo (SP) e no Sindicato dos Metalúrgicos, da cidade de Santos, acompanhado da roda de samba Ouro Verde F.C. Neste mesmo ano de 2003, ao lado de Bezerra da Silva, apresentou-se no Sesc Interlagos. Na ocasião, o show foi transmitido ao vivo para o programa "Bem Brasil", da TV Cultura de São Paulo.
No ano de 2004 lançou o CD "Talento do samba", no Sesc da Vila Mariana e ainda, acompanhado pelo grupo Quinteto em Branco e Preto, participou doprojeto "Brasil de Todos os Sambas", no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Em 2005 lançou o CD "Tributo a Caco Velho", compositor gaúcho radicado em São Paulo, do qual sempre confessou ser a sua principal influência. No disco interpretou "Meu fraco é mulher" e outras composições do homenageado em parceria com o também gaúcho Lupicínio Rodrigues. Neste mesmo ano, ao lado de Juraíldes da Cruz e Alfredo Del Penho, participou do "Projeto Pixinguinha", fazendo o show inaugural no Auditório Radamés Gnáttalli, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Logo depois o trio saiu em turnê por várias cidades do país.
Fonte dicionariompb

Samba de Raiz 18

Samba de Raiz 18
Alcione - Seu Rio, Meu Mar                                       
Argemiro Patrocínio - Vem amor
Batatinha - Marca No Pé.                                                
Carlos Cachaça - Cabrocha                                         
Cartola - Verde Que Te Quero Rosa                                     
Clementina de Jesus - Orgulho, hipocrisia e vaidade.   Cyro Aguiar - Fonte Da Bica     
Elton Medeiros - Pressentimento.                                           
Emilio Santiago - Bufete E Cascudo                                               
Geraldo Filme - Vamos Balançar                                         
Germano Mathias  - Estória De Um Sambista   Jair Rodrigues - Sou Da Madrugada  
Joao Nogueira - Espere Oh Nega   Manoel Conceição - Agora é Cinza-Maracangalha-Cidade Maravilhosa
Nei Lopes e Wilson Moreira - Fidelidade partidária               
Os Originais Do Samba - Confidencias De Um Sambista               
Paulinho da Viola - Coração vulgar               
Synval Silva - Marina                       
Teresa Cristina e Grupo Semente - Para ver as meninas

Comentários

Unknown disse…
Como sempre... uma seleção fantástica!! =D
Anônimo disse…
You fool some people, but not me.
Fernando (Ferpa) disse…
O link já subiu chará!!!!!!!!!!!!!!
http://www.4shared.com/file/B0241oDP/Sba_de_R_17.html
Fernando (Ferpa) disse…
O link é o do vol. 17 e não o do 18
Unknown disse…
O link está errado!!! poderia verificar e postar novamente?. Grato
Unknown disse…
Este belo trabalho não pode ser manchado por falta dos volumes 17 e 18. Favor re-postar para tirar um 10. Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei