Samba de Raiz 18

Germano Mathias  (Germano Mathias)

Germano Mathias  (Germano Mathias)
Iniciou a carreira profissional cantando no programa de calouros na Rádio Tupi paulista "À procura de um astro". A partir de então, demonstrou seu estilo sincopado de interpretar, utilizando uma lata de graxa niquelada para marcar o ritmo da música. A apresentação rendeu-lhe um contrato com a Rádio Tupi, que registrou em sua carteira "Cantor e executante de instrumentos exóticos".
Gravou o primeiro disco em 1956, no qual incluiu uma composição sua em parceria com Doca, o samba "Minha nega na janela", lançado pela gravadora Polydor.
Em 1957, gravou "A situação do escurinho", de Aldacir Louro e Padeirinho, e "Falso rebolado", de Jorge Costa e Venâncio (Polydor). No mesmo ano lançou, pela mesma etiqueta, o primeiro LP intitulado "Germano Matias, o sambista diferente", com o qual recebeu os prêmios "Roquete Pinto" e "Guarani".
No ano de 1958, gravou um de seus sucessos, o samba "Guarde a sandália dela" (RGE), parceria com Sereno, que mais tarde receberia versão da dupla Jair Rodrigues/Elis Regina.
Lançou em 1959 a música "Malandro de araque", de F. M. Cabral e Rafael Gentil, sátira à onda das lambretas (a que os rapazes da classe média aderiram em peso) que invadiu São Paulo e Rio de Janeiro no fim da década de 1950.
Em 1960 transferiu-se para as Emissoras Unidas (Rádio e TV Record de São Paulo).
Lançou em 1961 o samba "Malvadeza Durão", de Zé Keti, pela RGE. No ano seguinte, transferiu-se para a gravadora Odeon, pela qual lançou um disco 78 rpm com as faixas "Baile do risca-faca" e "Bonitona do primeiro andar", ambas de autoria de Jorge Costa.
Em 1964 foi contratado pela gravadora Phillips, onde gravou dois sambas de Zé Kéti: "Nega Dina" e "O assalto".
No ano de 1965 assinou contrato com a TV Record e no ano seguinte, lançou novo disco pela RGE, contendo a música "História de um valente", de Nelson Cavaquinho e José Ribeiro Souza.
Em 1967 transferiu-se para a TV Globo de São Paulo, na qual apresentou um programa intitulado "Nosso ritmo é sucesso".
Teve ainda músicas gravadas pelas etiquetas Cantagalo, Chantecler, CID e Beverly, tendo gravado cerca de 20 discos entre 78 rpm, compactos e LPs.
Em 1999, ao lado de Osvaldinho da Cuíca, Aldo Bueno e Thobias da Vai Vai, participou do CD "História do samba paulista", do selo CPC-Umes, lançado na Choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo.
No ano de 2002 lançou pela gravadora Atração o CD "Talento de bamba". Deste disco também participaram Oswaldinho da Cuíca, o trombonista Bocato e Isaias do Bandolim.
Em 2003 fez diversos lançamentos do CD "Talento de bamba", apresentando-se em show no Ópera de São Paulo (SP) e no Sindicato dos Metalúrgicos, da cidade de Santos, acompanhado da roda de samba Ouro Verde F.C. Neste mesmo ano de 2003, ao lado de Bezerra da Silva, apresentou-se no Sesc Interlagos. Na ocasião, o show foi transmitido ao vivo para o programa "Bem Brasil", da TV Cultura de São Paulo.
No ano de 2004 lançou o CD "Talento do samba", no Sesc da Vila Mariana e ainda, acompanhado pelo grupo Quinteto em Branco e Preto, participou doprojeto "Brasil de Todos os Sambas", no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Em 2005 lançou o CD "Tributo a Caco Velho", compositor gaúcho radicado em São Paulo, do qual sempre confessou ser a sua principal influência. No disco interpretou "Meu fraco é mulher" e outras composições do homenageado em parceria com o também gaúcho Lupicínio Rodrigues. Neste mesmo ano, ao lado de Juraíldes da Cruz e Alfredo Del Penho, participou do "Projeto Pixinguinha", fazendo o show inaugural no Auditório Radamés Gnáttalli, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Logo depois o trio saiu em turnê por várias cidades do país.
Fonte dicionariompb

Samba de Raiz 18

Samba de Raiz 18
Alcione - Seu Rio, Meu Mar                                       
Argemiro Patrocínio - Vem amor
Batatinha - Marca No Pé.                                                
Carlos Cachaça - Cabrocha                                         
Cartola - Verde Que Te Quero Rosa                                     
Clementina de Jesus - Orgulho, hipocrisia e vaidade.   Cyro Aguiar - Fonte Da Bica     
Elton Medeiros - Pressentimento.                                           
Emilio Santiago - Bufete E Cascudo                                               
Geraldo Filme - Vamos Balançar                                         
Germano Mathias  - Estória De Um Sambista   Jair Rodrigues - Sou Da Madrugada  
Joao Nogueira - Espere Oh Nega   Manoel Conceição - Agora é Cinza-Maracangalha-Cidade Maravilhosa
Nei Lopes e Wilson Moreira - Fidelidade partidária               
Os Originais Do Samba - Confidencias De Um Sambista               
Paulinho da Viola - Coração vulgar               
Synval Silva - Marina                       
Teresa Cristina e Grupo Semente - Para ver as meninas

Share on Google Plus

About Fhenso Funk Music

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

7 comentários :

Andrea disse...

Como sempre... uma seleção fantástica!! =D

J Thyme disse...

You fool some people, but not me.

Fernando (Ferpa) disse...

O link já subiu chará!!!!!!!!!!!!!!

Fhenso Funk Music disse...

http://www.4shared.com/file/B0241oDP/Sba_de_R_17.html

Fernando (Ferpa) disse...

O link é o do vol. 17 e não o do 18

FIDEL disse...

O link está errado!!! poderia verificar e postar novamente?. Grato

André disse...

Este belo trabalho não pode ser manchado por falta dos volumes 17 e 18. Favor re-postar para tirar um 10. Obrigado!