Pular para o conteúdo principal

Arquivo do Sambarock

***:::Arquivo do Sambarock:::***

Chegou para solidificar este estilo que vem desde anos e anos mascarado pela mídia que insiste “Graças a Deus“ a não divulgar.

Para deixar aguçados os nossos leitores vamos relatar toda a história:

Começamos com a informação que o nome Sambarock foi dito pela primeira vez pelo Jackson do Pandeiro na musica “Chiclete com Banana”

Uma alusão a “Carmem Miranda” que levava o nosso jeito de requebrar ao EUA.

A letra desta raridade é de autoria de Gordurinha e Almira Castilho em 1959.

Só para deixar nossos leitores “tranqüilos” vamos começar com trechos de textos e conceitos do Sambarock por diversos especialistas.

Não citaremos os nomes para influenciar e deixar o espaço para debate.

Opinem......

“Samba rock é um estilo de dança que surgiu dentro dos bailes de música negra realizados na periferia de São Paulo. É difundido pela mídia — erroneamente — que o samba rock é um estilo musical, mas não é! O compositor e cantor Jorge Ben, é citado e conhecido como criador do estilo, mas o próprio artista concedeu entrevistas dizendo que sua música não é samba rock, negando assim o título a ele empregado de "pai do samba rock". Embora tenha no nome a palavra samba, outros ritmos podem permitir aos dançarinos desenvolverem a dança ao som de samba-rock.”

" Samba rock é mais um conceito definido pelos DJs e freqüentadores dos grandes bailes black, do que propriamente pelos artistas blacks da época; o samba rock é uma dança peculiar aqui de Sampa".

Samba rock é Os primórdios do samba-rock começa nos anos 50, numa atitude contra o apartheid racial que informalmente existia no país. Impedidos de entrar nos bailes com orquestras chiques ou pelo valor do ingresso ou simplesmente pelo segurança, o nosso povo começou a colocar o som através dos que chamaremos hoje dos pais dos DJs. A musica era executada através de uma seleção de discos ou mesmo fitas cassetes.
Neste clima o pessoal foi copiado o estilo de dançar twist norte-americano, num estilo que misturava também o swing do samba. Algo único e novo.”

"Quando eu inventei essa batida, chamava de sacundin sacunden, depois, na época da jovem guarda, virou jovem samba, e, mais tarde, sambalanço", disse certa vez Jorge Ben Jor, ao explicar as origens daquilo que ficaria conhecido, a partir dos anos 70, como suíngue ou Samba-rock (termo que, aliás, ele não endossa), o fato é que, inspirados por sua batida peculiaríssima, uma série de artistas passou a adaptar o samba, que era tradicionalmente tocado em compasso binário (2/4), ao compasso quaternário (4/4) do rock e da soul music.”

“O samba-rock pode ser considerado uma fusão do samba com ritmos americanos, como o bebop, o jazz e o soul. A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Em 1958 Jackson do Pandeiro na sua canção Chiclete com Banana usou o termo samba-rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba-jazz, sambalanço, etc.”

Vem muita coisa por ai, aguarde!!

Vamos transformar o Blog em ponto de partida para a nova geração e também contar com as raridades dos nossos colaboradores.

Vou relatar um pouco da historia do blog para esclarecer algumas eventuais duvidas.

Temos colecionadores e experts no assunto, tanto que o Arquivo do Sambarock nasce para suprir o desvio que deu no “outro blog de sambarock” que era uma referência do segmento.

O blog foi tirando o foco ate que alguns colaboradores não estavam mais satisfeitos com o andar e não concordavam, resolveram fundar este para tratar diretamente do assunto sem desvios, mas mantendo a linha de que Sambarock é um estilo vida.

Nossa equipe ganha reforço de peso contando com colecionadores de vinil, colecionadores de musica, especialistas do assunto, pesquisadores de tudo que envolve a palavras “Samba” e suas tendências, DJ´s, Designer, Jornalistas, Artistas e correspondentes especiais.

Teremos espaços para divulgação de bandas novas, eventos ligados ao estilo e produção de Djs conhecidos e desconhecidos.

Vamos colocar muita historia, textos escritos por pessoas que viveram e vivem de sambarock, correspondente de todo lugar do brasil sempre trazendo informação da cena Underground nas cidades deste mundão.

Portanto aguarde que teremos o melhor e mais completo blog de Sambarock da NET.

Gostaria de participar desta equipe, envie um e-mail para: arquivodosambarock@gmail.com

Att

***:::Arquivo do Sambarock:::***

-2008-

Comentários

Erika disse…
Boa sorte a vcs, garotos!
Dá-lhe sambarock!
PAULO BROTHER disse…
Com ou sem trocadilho.

Com essas primeiras postagens e textos.

O Arquivo do Sambarock, começou.

Parabéns !!!

Paulo.
È Isso ae....

Foi dada a largada....

Hehehehe


Valeu e sejam bem vindos...
PAULO BROTHER disse…
Alem de ser um Super Arquivo.

Tem ECO...

Impressionante !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei