Arquivo do Sambarock

***:::Arquivo do Sambarock:::***

Chegou para solidificar este estilo que vem desde anos e anos mascarado pela mídia que insiste “Graças a Deus“ a não divulgar.

Para deixar aguçados os nossos leitores vamos relatar toda a história:

Começamos com a informação que o nome Sambarock foi dito pela primeira vez pelo Jackson do Pandeiro na musica “Chiclete com Banana”

Uma alusão a “Carmem Miranda” que levava o nosso jeito de requebrar ao EUA.

A letra desta raridade é de autoria de Gordurinha e Almira Castilho em 1959.

Só para deixar nossos leitores “tranqüilos” vamos começar com trechos de textos e conceitos do Sambarock por diversos especialistas.

Não citaremos os nomes para influenciar e deixar o espaço para debate.

Opinem......

“Samba rock é um estilo de dança que surgiu dentro dos bailes de música negra realizados na periferia de São Paulo. É difundido pela mídia — erroneamente — que o samba rock é um estilo musical, mas não é! O compositor e cantor Jorge Ben, é citado e conhecido como criador do estilo, mas o próprio artista concedeu entrevistas dizendo que sua música não é samba rock, negando assim o título a ele empregado de "pai do samba rock". Embora tenha no nome a palavra samba, outros ritmos podem permitir aos dançarinos desenvolverem a dança ao som de samba-rock.”

" Samba rock é mais um conceito definido pelos DJs e freqüentadores dos grandes bailes black, do que propriamente pelos artistas blacks da época; o samba rock é uma dança peculiar aqui de Sampa".

Samba rock é Os primórdios do samba-rock começa nos anos 50, numa atitude contra o apartheid racial que informalmente existia no país. Impedidos de entrar nos bailes com orquestras chiques ou pelo valor do ingresso ou simplesmente pelo segurança, o nosso povo começou a colocar o som através dos que chamaremos hoje dos pais dos DJs. A musica era executada através de uma seleção de discos ou mesmo fitas cassetes.
Neste clima o pessoal foi copiado o estilo de dançar twist norte-americano, num estilo que misturava também o swing do samba. Algo único e novo.”

"Quando eu inventei essa batida, chamava de sacundin sacunden, depois, na época da jovem guarda, virou jovem samba, e, mais tarde, sambalanço", disse certa vez Jorge Ben Jor, ao explicar as origens daquilo que ficaria conhecido, a partir dos anos 70, como suíngue ou Samba-rock (termo que, aliás, ele não endossa), o fato é que, inspirados por sua batida peculiaríssima, uma série de artistas passou a adaptar o samba, que era tradicionalmente tocado em compasso binário (2/4), ao compasso quaternário (4/4) do rock e da soul music.”

“O samba-rock pode ser considerado uma fusão do samba com ritmos americanos, como o bebop, o jazz e o soul. A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Em 1958 Jackson do Pandeiro na sua canção Chiclete com Banana usou o termo samba-rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba-jazz, sambalanço, etc.”

Vem muita coisa por ai, aguarde!!

Vamos transformar o Blog em ponto de partida para a nova geração e também contar com as raridades dos nossos colaboradores.

Vou relatar um pouco da historia do blog para esclarecer algumas eventuais duvidas.

Temos colecionadores e experts no assunto, tanto que o Arquivo do Sambarock nasce para suprir o desvio que deu no “outro blog de sambarock” que era uma referência do segmento.

O blog foi tirando o foco ate que alguns colaboradores não estavam mais satisfeitos com o andar e não concordavam, resolveram fundar este para tratar diretamente do assunto sem desvios, mas mantendo a linha de que Sambarock é um estilo vida.

Nossa equipe ganha reforço de peso contando com colecionadores de vinil, colecionadores de musica, especialistas do assunto, pesquisadores de tudo que envolve a palavras “Samba” e suas tendências, DJ´s, Designer, Jornalistas, Artistas e correspondentes especiais.

Teremos espaços para divulgação de bandas novas, eventos ligados ao estilo e produção de Djs conhecidos e desconhecidos.

Vamos colocar muita historia, textos escritos por pessoas que viveram e vivem de sambarock, correspondente de todo lugar do brasil sempre trazendo informação da cena Underground nas cidades deste mundão.

Portanto aguarde que teremos o melhor e mais completo blog de Sambarock da NET.

Gostaria de participar desta equipe, envie um e-mail para: arquivodosambarock@gmail.com

Att

***:::Arquivo do Sambarock:::***

-2008-

Share on Google Plus

About Fhenso Funk Music

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

4 comentários :

Erika disse...

Boa sorte a vcs, garotos!
Dá-lhe sambarock!

MUSICA PARA FESTA disse...

Com ou sem trocadilho.

Com essas primeiras postagens e textos.

O Arquivo do Sambarock, começou.

Parabéns !!!

Paulo.

Fhenso Funk Music disse...

È Isso ae....

Foi dada a largada....

Hehehehe


Valeu e sejam bem vindos...

MUSICA PARA FESTA disse...

Alem de ser um Super Arquivo.

Tem ECO...

Impressionante !!!