Pular para o conteúdo principal

Paulinho e sua Batucada 1966 Batucada


Devido ao grande numero de downloads do disco A Fantástica Bateria 1974 A Fantástica Bateria Vol. 2. Postado no dia 05/02 em abertura ao nosso “Mês de fevereiro sinônimo de samba” usaremos outro disco do mesmo estilo pra fecharmos com chave de ouro esta serie de sambas.

Segue a baixo uma parte do texto da contra capa onde cada faixa é explicada não só meticulosamente como apaixonadamente.
Como resumimos um pouco o texto estamos mandando a contra capa em tamanho big no arquivo para que os amigos possam ler o texto na integra.

Nada mais autentico do que o samba que aqui esta. Samba seguro de ritmo, samba bruto de origem, na beleza de seus instrumentos reais, na grandeza de seus artistas mais puro, de quando em vez vemos e ouvimos uma escola de samba. Este L.P. nos da a beleza deste conjunto, junto a nós, presente a nós no instante desejado. Esta a intenção desta gravação de traz em cada faixa, uma modalidade de apresentação, sem deixar de ser samba, sem perder a característica de samba na sua melhor qualidade.

Assim é que pela ordem no lado 1 vamos ter

1 - ESTILO CLASSICO: Cada um tem sua vez de mostrar seu som e seu ritmo e assim ouvimos a voz do pandeiro, da caixeta, da cuíca ou do tamborim, tudo em estilo muito clássico.

2 - SORONGO: O ritmo nasce como nasce uma flor, como nasce um verso, um sonho colorido de flores e traz no peito um ritmo que é seu, Pedro dos Santos é um poeta que sonha deu lhe o nome de “sorongo” para exibir sua criação.

3 - BOSSA NOVA: O que existe nesta faixa é a soma de uma juventude musical que busca no ritmo novo o caminho também novo para os seus sonhos de agora.
Bossa nova: Termo certo para um ritmo que tem o calor do sol e da mocidade, tudo novo tudo bossa.

4 - BOSSA NOVA CRUZADA: Quando se cruzam surdo e a caixa clara, e vem interferir o pandeiro, caixeta e bombo, ai esta o “ritmo cruzado”. Logo mais escutamos o reco-reco, o prato e a caixeta todos em contratempo com a marcação do bombo, é bossa nova outra vez presente.

5 - MARCHA E FREVO: Tanto uma como a outra se apóiam no ritmo do surdo. São duas irmãs de estilo, mas inteiramente diversas em temperamento.
A marchinha, carioca quieta bem comportada exige do surdo um acompanhamento mais galante. Já o frevo, quente, revolucionário, suado e agitado quer o surdo com o mesmo vigor.

6 - SAMBA DE MORRO: O tradicional ritmo nascido nas reuniões informais dos morros e que mais tarde desce às ruas para tomar a forma de uma samba popular.
Assim é que pela ordem no lado 2 vamos ter

1 - PARTIDO ALTO: Antigamente este estilo de samba era chamado de “Samba Baiano” que o tempo fez transformar em “Samba do Partido Alto” que convoca para sua apresentação rítmica o tamborim, o pandeiro a caixeta e o acompanhamento de palmas.

2 - BAIO ROJÃO E MARACATU: Três contribuições do nordeste, três ritmos diversos, da mesma origem. A dolência do Baião, o ritmo sacudido do rojão e finalmente o maracatu marcado pelo “gonguê”.

3 - SAMBA DE RUA: As escolas desfilam, trazendo em suas vozes um samba assim. Nos dias presentes as escolas incluíram nos seus conjuntos o “prato” que como experiência resultou em sucesso definitivo.

4 - SAMBA DE CARNAVAL: A designação define bem este estilo de samba, que faz das ruas e dos salões, e em qualquer tempo uma alegria carnavalesca.

5 - TELECO-TECO: O nome tem ritmo, a designação é ritmos também, um ritmo que pode ter nascido na caixa de fósforos do sambista de café e esquina e que foi crescendo e convocando mais batuque, Teleco-Teco... “Samba sem teleco-teco não é samba”.

6 - BATUQUE EM TRÊS ANDAMENTOS: É a mesma festa de ritmos que vamos encontrar nesta faixa. Bateria em eterno bater num constante dialogo com os variados instrumentos que compõem uma batucada. Em três andamentos, o samba aqui esta, inteiro de beleza e de autenticidade.


A1 Estilo Clássico
A2 Sorongo
A3 Bossa Nova
A4 Cruzado E Bossa Nova
A5 Marcha E Frevo
A6 Samba De Morro
B1 Partido Alto
B2 Baião, Rojã E Maracatú
B3 Samba De Rua
B4 Samba De Carnaval
B5 Teleco Teco
B6 Batuque Em 3 Andamentos

Link do Arquivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei