Paulinho e sua Batucada 1966 Batucada


Devido ao grande numero de downloads do disco A Fantástica Bateria 1974 A Fantástica Bateria Vol. 2. Postado no dia 05/02 em abertura ao nosso “Mês de fevereiro sinônimo de samba” usaremos outro disco do mesmo estilo pra fecharmos com chave de ouro esta serie de sambas.

Segue a baixo uma parte do texto da contra capa onde cada faixa é explicada não só meticulosamente como apaixonadamente.
Como resumimos um pouco o texto estamos mandando a contra capa em tamanho big no arquivo para que os amigos possam ler o texto na integra.

Nada mais autentico do que o samba que aqui esta. Samba seguro de ritmo, samba bruto de origem, na beleza de seus instrumentos reais, na grandeza de seus artistas mais puro, de quando em vez vemos e ouvimos uma escola de samba. Este L.P. nos da a beleza deste conjunto, junto a nós, presente a nós no instante desejado. Esta a intenção desta gravação de traz em cada faixa, uma modalidade de apresentação, sem deixar de ser samba, sem perder a característica de samba na sua melhor qualidade.

Assim é que pela ordem no lado 1 vamos ter

1 - ESTILO CLASSICO: Cada um tem sua vez de mostrar seu som e seu ritmo e assim ouvimos a voz do pandeiro, da caixeta, da cuíca ou do tamborim, tudo em estilo muito clássico.

2 - SORONGO: O ritmo nasce como nasce uma flor, como nasce um verso, um sonho colorido de flores e traz no peito um ritmo que é seu, Pedro dos Santos é um poeta que sonha deu lhe o nome de “sorongo” para exibir sua criação.

3 - BOSSA NOVA: O que existe nesta faixa é a soma de uma juventude musical que busca no ritmo novo o caminho também novo para os seus sonhos de agora.
Bossa nova: Termo certo para um ritmo que tem o calor do sol e da mocidade, tudo novo tudo bossa.

4 - BOSSA NOVA CRUZADA: Quando se cruzam surdo e a caixa clara, e vem interferir o pandeiro, caixeta e bombo, ai esta o “ritmo cruzado”. Logo mais escutamos o reco-reco, o prato e a caixeta todos em contratempo com a marcação do bombo, é bossa nova outra vez presente.

5 - MARCHA E FREVO: Tanto uma como a outra se apóiam no ritmo do surdo. São duas irmãs de estilo, mas inteiramente diversas em temperamento.
A marchinha, carioca quieta bem comportada exige do surdo um acompanhamento mais galante. Já o frevo, quente, revolucionário, suado e agitado quer o surdo com o mesmo vigor.

6 - SAMBA DE MORRO: O tradicional ritmo nascido nas reuniões informais dos morros e que mais tarde desce às ruas para tomar a forma de uma samba popular.
Assim é que pela ordem no lado 2 vamos ter

1 - PARTIDO ALTO: Antigamente este estilo de samba era chamado de “Samba Baiano” que o tempo fez transformar em “Samba do Partido Alto” que convoca para sua apresentação rítmica o tamborim, o pandeiro a caixeta e o acompanhamento de palmas.

2 - BAIO ROJÃO E MARACATU: Três contribuições do nordeste, três ritmos diversos, da mesma origem. A dolência do Baião, o ritmo sacudido do rojão e finalmente o maracatu marcado pelo “gonguê”.

3 - SAMBA DE RUA: As escolas desfilam, trazendo em suas vozes um samba assim. Nos dias presentes as escolas incluíram nos seus conjuntos o “prato” que como experiência resultou em sucesso definitivo.

4 - SAMBA DE CARNAVAL: A designação define bem este estilo de samba, que faz das ruas e dos salões, e em qualquer tempo uma alegria carnavalesca.

5 - TELECO-TECO: O nome tem ritmo, a designação é ritmos também, um ritmo que pode ter nascido na caixa de fósforos do sambista de café e esquina e que foi crescendo e convocando mais batuque, Teleco-Teco... “Samba sem teleco-teco não é samba”.

6 - BATUQUE EM TRÊS ANDAMENTOS: É a mesma festa de ritmos que vamos encontrar nesta faixa. Bateria em eterno bater num constante dialogo com os variados instrumentos que compõem uma batucada. Em três andamentos, o samba aqui esta, inteiro de beleza e de autenticidade.


A1 Estilo Clássico
A2 Sorongo
A3 Bossa Nova
A4 Cruzado E Bossa Nova
A5 Marcha E Frevo
A6 Samba De Morro
B1 Partido Alto
B2 Baião, Rojã E Maracatú
B3 Samba De Rua
B4 Samba De Carnaval
B5 Teleco Teco
B6 Batuque Em 3 Andamentos

Link do Arquivo
Share on Google Plus

About Francisco

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :