Samba de Raiz 11

Candeia  (Antônio Candeia Filho)

Candeia  (Antônio Candeia Filho)
Compositor. Cantor.
O pai, Antônio Candeia, era tipógrafo, flautista e integrante de comissões de frente de escolas de samba. Quando criança, na data de seu aniversário, o pai promovia uma roda de samba para os amigos adultos, regada à cachaça e a feijão.
Desde os seis anos de idade, freqüentava as rodas de samba e choro, organizada por seu pai, sambista e boêmio, amigo de Paulo da Portela, João da Gente, Claudionor Cruz e Zé da Zilda.
Aprendeu a tocar violão e cavaquinho e passou a participar das reuniões de sambistas na casa de Dona Ester, em Oswaldo Cruz. Por essa época, conheceu e fez amizade com vários compositores como Luperce Miranda. Também era freqüentador dos terreiros de candomblé, das rodas de capoeira e da Escola de Samba Vai Como Pode, que deu origem à Portela.
Começou a compor aos 13 anos.
O primeiro samba-enredo para a Portela foi "Seis datas magnas", em parceria com Altair Marinho. Com esse samba, em 1953, a escola foi campeã no carnaval daquele ano, obtendo nota máxima em todos os quesitos. Por essa época, com alguns amigos, fundou a Ala da Mocidade da Portela. Mais tarde, integrou a Ala dos Impossíveis, considerada por Paulo da Portela como a ala que mais deu fruto para a escola.
Em 1957, aos 22 anos, entrou para a Polícia Civil, assumindo o cargo de Investigador. Policial severo vivia prendendo prostitutas e malandros. Certa vez, em uma sinuca, chegou a pedir documentos a um certo rapaz que mais tarde seria conhecido como Paulinho da Viola. No dia 13 de dezembro de 1965, após abordar um caminhão e ao esvaziar o revólver nas rodas do veículo, foi surpreendido pelo motorista que lhe desfechou cinco tiros, um deles alojou-se na medula óssea. Logo depois, já paralítico, foi obrigado a afastar-se da profissão e passou a dedicar-se exclusivamente à carreira artística.
Em 1978, em parceria com Isnard, lançou o livro "Escola de Samba - A Árvore que Esqueceu a Raiz", pela Editora Lidador/Seec. De acordo com o crítico Mauro Ferreira: "Tal qual Zumbi dos Palmares, Candeia era o Zumbi dos terreiros cariocas, desbravando caminhos e lutou para manter erguida a bandeira dos partidos mais altos e do orgulho negro.".
Em 1987 foi publicado pela Funarte, em co-edição com a Martins Fontes, o livro "Candeia: luz da inspiração", de João Batista M. Vargem.
Em 2002 foi lançado o livro "Velhas Histórias, memórias futuras" (Editora Uerj) de Eduardo Granja Coutinho, livro no qual o autor faz várias referências ao compositor.
Fonte dicionariompb

Samba de Raiz 11

Samba de Raiz 11
   Alcione  - Espera
   Argemiro Patrocínio - Vou me empra pra bem longe
   Candeia - De qualquer maneira
   Cartola - Festa da vinda
   Chico Buarque - Cuidado com a outra
   Clara Nunes - Samba da Volta
   Elza Soares - Amor Perfeito
   Gallotti - Linda guanabara-Quem espera sempre alcança-Pam-pam-pam
   Jair do Cavaquinho - Espetáculo deslumbrante
   João Nogueira - Mineira
   Leci Brandão - Cadá Mariza
   Maria Creuza - Chega Pra La
   Martinho Da Vila - Renascer Das Cinzas
   Nelson Cavaquinho - Mulher Sem Alma
   Noite Ilustrada - Sambista Apaixonado
   Os Cinco Crioulos - Grande Dor
   Roberto Ribeiro - Lagrima Morena
   Sonia Lemos - Meus Outros Anos
   Walter Alfaiate - Sacode Carola
   Zé Keti - Malvadeza durão

Share on Google Plus

About Fhenso Funk Music

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

5 comentários :

Fhenso Funk Music disse...

http://www.4shared.com/file/199324851/3e1cc959/Samba_de_Raiz_11.html

OSDORMESUJO F.G disse...

Frensho, você poderia mandar os links dos volumes 1,2 e 3? Eles forma deletados pelo pilantra. Pode mandar para o email cristian.alecastaldi@gmail.com. Ou se puder acionar os links novamente fico agradecido...

Valeu!

DJ Cris ODS

Mari Arend disse...

fora do ar, poste novamente?

Fernando (Ferpa) disse...

Aí Chará este link tá fora do ar, upa de novo.....

Fhenso Funk Music disse...

http://www.4shared.com/file/239576585/98fa64b5/S_de_R_011.html


Novo link