Pular para o conteúdo principal

Paulo Diniz 1970 Quero Voltar pra Bahia


Paulo Diniz Quero voltar pra Bahia seja onde fosse, em uma grande festa ou apenas em uma pequena reunião o cara ou a equipe que se habilitasse a tocar tinha que ter este disco ate porque ele era de fácil acesso devido ao seu grande sucesso e por conseqüência teve uma grande tiragem e em um determinado momento com certeza alguém ia pedir pra tocar alguma musica deste disco e se a pessoa ou a equipe não o tivesse podia pegar seus discos a vitrola por de baixo do braço e ir embora.

Dotado de uma extrema cultura Paulo Diniz se especializara em transformar poemas em musicas como “José ou E agora José poema de Carlos Drumon de Andrade , Vou-me embora pra Pasárgada poema de Manuel Bandeira” só pra citarmos os mais conhecidos.

Piri, Piri/ Ganga Zumba isso mesmo acrescente Ganga Zumba ao nome da primeira musica deste disco que aparece na contra capa deste disco como se fora uma outra musica e que talvez por conta da censura teve que ser trocado na letra original pois Ganga Zumba era o nome do primeiro líder do Quilombo dos Palmares que era refúgios de escravos foragidos situado no interior do pais principalmente na região de Pernambuco (onde nasceu Paulo Diniz) e o que a ditadura menos queria era velhos heróis sendo relembrado e usados para uma possível reação.
Hoje esta informação nos parece uma coisa normal e natural, mas em 1970 sequer sabíamos o que era Quilombo dos Palmares que dirá o nome de seu primeiro líder.

Outra curiosidade fica por conta da musica Malandro é São Benedito que também não se sabe porque teve seu nome trocado nas edições seguintes por Ninfa Mulata, quem sabe também por obra e graça da censura em comum acordo com a igreja pois temos ai o nome de um Santo, mas o mais interessante é que mudou-se o nome e a musica com sua letra um tanto comprometedora pra época permaneceu

E quanto às musicas deste álbum que foram executadas nos bailes destacamos as musicas “Um Chope Pra Distrair e Canseira” duas melodias que embora uma pouco aceleradas eram dançadas bem lentamente também temos a musica “Ponha um arco-íris na sua moringa” rasteirinha que chegou a tocar nas festas e que com a execução maciça nas rádios logo foi deixada de lado pelos discotecários e no todo este disco e ótimo e vale a pena baixar.


Lado A

Piri Piri/Ganga Zumba
Um chope pra distrair
Malandro é São Benedito/Ninfa Mulata
Quero voltar pra Bahia
Felicidade
Marginal III

Lado B

Chutando pedra
Chega
Canseira
Ponha um arco-íris na sua moringa
Me leva
Sujeito chato

Link do Arquivo

Comentários

vinicius disse…
amigo, por favor, tem como você fazer novamente o upload deste album, agradeceria muito.

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei