Pular para o conteúdo principal

Samba Rock 1978 o Som dos Blacks

Ao ser lançado em 1978 este disco embora tenha passado despercebido pelo publico e pelos baileiros da época causou um certo desconforto aos grandes colecionadores que davam bailes na época afinal o boato que corria que as musicas fora de catalogo que animavam as festas seriam re-gravados pelas equipes grandes como Chic Show entre outras se tornara realidade com as musicas “Just Boppin - Ray Oliver” e a numero um no ranking das raridades “Dang, Dang – Oliveira e seus Balck Boys”, que por sorte não saiu completa, mas fizera muitas equipes parar para refletir e rever o alto custo deste empreendimento que estava preste a ruir.
Em 1981 foi lançado em cd o volume dois desta coletãnea e trazendo com sigo a re-gravação do primeiro volume agora em cd e ao contrario do que acontecera em 78 o sucesso destas primeiras coletâneas de sambarock fora tanto que elas vêm sendo regravadas ate hoje.
O detalhe do volume 1 e que no disco as musicas Boogie do Bebe e Tequila trocam de lugar em relação ao cd.

As perguntas que se fazia muito na época e é feita até hoje era porque haviam colocado musicas que nada tinham a ver com os bailes como, por exemplo, a musica “You Can Get It If You Really Want It”, porque do nome Samba Rock e de onde saiu? Entre outras
Bom por hora esta postagem foi apenas para acertarmos a data da Historia do Sambarock escrita pela equipe do Arquivo na pagina da Wikipédia e transcrita para outros sites.
Mas retornaremos com esta postagem assim que concretizarmos mais uma entrevista de peso feita pelo Arquivo e desta vês com os idealizadores e produtores desta coletânea que emprestou o seu nome a este movimento cultural onde muitas respostas que a muito rondam o universo dos bailes serão respondida.
Por hora podemos adiantar apenas que alguns dos produtores desta coletânea curtiram e muito os bailes blacks da década de setenta.

Samba rock dança que surgiu da criatividade dos freqüentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia de São Paulo no final da década de sessenta começo da década de setenta mesclando se os movimentos do rock and roll hoje rockabilly com os passos do Samba de gafieira ao som das equipes a despeito deste ou daquele ritmo importando tão somente o tempo da música em relação à dança.
Na primeira metade da década de setenta fora chamado por diversos nomes Sambalanço, Swing, Rock Samba, e finalmente Sambarock por causa do lançamento da primeira coletânea que continham músicas que eram tocadas nos bailes de sambarock e re-gravadas especialmente para estes bailes.
A primeira coletânea lançada em 1978 e que se chamava “Samba Rock o Som dos Black`s” deu início a uma nova era para o sambarock onde eram re-gravados vários sucessos de bailes da época fazendo com que fosse mais fácil o acesso a essas músicas que ate então eram músicas fora de catálogo e difíceis de se encontrar

Tornando assim o Sambarock mais conhecido na grande São Paulo e outros estados.
A forma de se dançar sambarock foi sendo aprimorada com os festivais de dança de onde os dançarinos disputavam entre si para ver quem era o melhor.
As disputas entre os dançarinos de sambarock seguiam os mesmo moldes do filme “Embalos de Sábado à Noite” onde tínhamos o júri técnico formado primeiramente por aqueles que se julgavam serem os melhores dançarinos da época e que julgavam a parte técnica da dança tempo contra tempo, erros, passos inéditos, quantidades de passos, qualidade dos passos e dificuldades dos passos, em alguns festivais tinha-se também o chamado júri popular onde se escolhiam alguns freqüentadores destes bailes para junto com o júri técnico escolherem os melhores em uma escala de um a dez ou de dez a cem.
Lembrando que as regras e o formato destes festivais variavam de bairro para bairro ou mesmo vila para vila.

A1 Dang Dang.
A2 Frases.
A3 Flamengao.
A4 Double Barrel.
A5 You Can Get It If You Really Want It.
A6 Tequila.
A7 Boogie do Bebe.
B1 Just Boppin.
B2 Shocks of a Mighty.
B3 Agua Marinha.
B4 Sal-a-faster.
B5 Zamba Bem.
B6 Mambo No.8.

Link do Arquivo

Comentários

Zan disse…
Muito bom este post !...
Da saudades daquele tempo

Aprendi a dançar com este disco...

Muito Bom !
Zam Grato pela visita e espero que encontre muitos discos aqui postado que lhe traga saudades destes bons tempos

abraço
carlos disse…
nao da pra baixar mais , o 4shared nao tem mais este arquivo
samba rock o som dos black

favor repostar o arquivo de novo no 4shared

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei