Pular para o conteúdo principal

Documentário resgata legado de Wilson Simonal

NOTICIA VEICULADA NA UOL

Documentário resgata legado de Wilson Simonal e resolve pendenga histórica
ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema

"Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei" resgata o legado musical de Wilson Simonal (1939-2000) e coloca uma pá de cal no episódio que o ligava à ditadura militar. Assinado pelo triunvirato formado pelo humorista Cláudio Manoel e os cineastas Calvito Leal e Micael Langer, o documentário passou por vários festivais ao longo do ano passado e chega ao circuito comercial na sexta (8) com apenas uma mudança. Ganhou a adição de uma cena que mostra Simonal cantando para a seleção brasileira no México.

"Demos muita sorte", disse Langer, em entrevista exclusiva ao UOL Cinema por telefone, do Rio de Janeiro. O documentário "Saldanha", de Beto Macedo e André Iki Siqueira, sobre o técnico e comentarista João Saldanha estava sendo concluído. A equipe de pesquisa do filme havia encontrado nos arquivos do Canal 100 imagens em que Simonal cantava para a delegação brasileira durante a Copa do México. "O nosso filme já estava pronto, mas tivemos que encontrar um espaço pra isso."

O projeto começou a ser levantado em 2002, quando Cláudio Manoel, do programa "Casseta & Planeta", decidiu transformar em filme a história da ascensão e queda de Simonal. O humorista havia lido o livro "Noites Tropicais", de Nelson Motta, e ficara fascinado com a trajetória do intérprete de "Meu Limão, Meu Limoeiro" e de "Pa-tro-pi". Calvito Leal e Langer, que trabalhavam juntos na Conspiração, procuraram-no em 2004, quando tiveram a mesma idéia.
"O Claudio enfrentou dois problemas: a 'turma do deixa disso', que não queria falar sobre o assunto, e uma certa falta de continuidade", disse Langer. "Ele tinha feito apenas quatro entrevistas e estava com o projeto encostado quando entramos em contato com ele."

A despeito do crédito extenso, Langer conta que a divisão de trabalho foi muito justa entre os diretores. Por causa da falta de dinheiro, só trabalhavam dentro das possibilidades de cada um. "Conseguimos captar R$ 50 mil e muita gente que deu dinheiro não quis o nome divulgado", disse ele. "Por isso, a gente demorou tanto pra terminar o filme."

Um grande trunfo do filme são as personalidades que falam. Há nomes como o do jornalista e crítico Nelson Motta, o showman Miele, Sergio Cabral, os filhos de Simonal, Max de Castro e Simoninha. Mas há também depoimentos de figuras sabidamente difíceis de falar como Pelé e José "Boni" Bonifácio de Oliveira Sobrinho. "O nome do Claudio realmente abre portas", falou Langer.

Mas a grande cartada de "Simonal" é o depoimento de Rafael Viviani, contador que teria sido denunciado pelo cantor à polícia, depois torturado e obrigado a assinar uma confissão de que teria cometido desfalque nas contas dele. Foi esse episódio que desencadeou o processo de ostracismo a que a mídia e o público o condenaram até o fim da vida.

"O Viviani é mais importante no filme até do que o Pelé", diz Langer, que foi o responsável pela entrevista. "Contratamos detetive para encontrá-lo, ficamos horas tentando convencê-lo a falar, ele brigou com a mulher na nossa frente, um dos filhos discutiu conosco. Mas ele se convenceu a falar quando usei o argumento de que era a chance de ele se defender."

O lançamento do filme será seguido de outras ações envolvendo o nome de Simonal. Segundo Langer, além do lançamento da trilha sonora, estão previstos os relançamentos dos discos de Simonal e uma série de outras atividades.

Nelson Mota fala sobre a vida de Wilson Simonal e o documentário
“Ninguém sabe o duro e que dei” que será lançado no dia 15 de Maio e não mais no dia 8.
Comentario de Nelson Mota

Comentários

marschfer disse…
Alguem poderia me informar quando sai ou se já saiu aonde posso encontrar o DVD com o filme???Sou fa de carteirinha do mestre Simona mas como moro no estrangeiro fica quase impossivel assistir a essa maravilha.
Francisco disse…
Ola marschfer o filme chega ao circuito comercial nesta sexta dia 8 ja o dvd pelo visto ainda não tem data
Assim como vc eu tbm so verei esse documentario em dvd, pois ele so devera passar nos grandes centros e eu moro no interior.
O jeito é aguardarmos
abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei