Pular para o conteúdo principal

Os Cinco Crioulos – Samba no Duro


Os Cinco Crioulos

Anescarzinho do Salgueiro
Elton Medeiros
Nelson Sargento
Jair do Cavaquinho
Paulinho da Viola
Mauro Duarte



Grupo formado em 1967 integrado por Anescarzinho do Salgueiro, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho e Paulinho da Viola, mais tarde substituído por Mauro Duarte, lançou o primeiro disco pela Odeon "Samba... no duro". Neste LP, com apresentação de Sérgio Porto, foram incluídas "O mundo encantado de Monteiro Lobato" (Batista da Mangueira, Darcy da Mangueira e Luiz), "Fica doido varrido" (Frazão e Benedito Lacerda), "Ó Seu Oscar" (Ataulfo Alves e Wilson Batista), "Brigaram pra valer" (Geraldo Pereira e José Batista), "Vou partir" (Anescarzinho do Salgueiro e José Alves), "Vai dizer a ela" (Nelson Sargento e Marreta), "Pelo telefone" (Donga e Mauro de Almeida), "Chica da Silva" (Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira), "Eu nasci no morro" (Ary Barroso), "Aurora da paz" (Elton Medeiros e Cacaso), "Barba de molho" (Mauro Duarte) e "Defensor do samba" de autoria de Jair do Cavaquinho. No ano seguinte, gravou o segundo LP "Samba... no duro, volume 2", também pela Odeon, no qual foram incluídas as composições: "A primeira escola" (Pereira Mattos e Joel de Almeida), "Lavadeira" (Herivelto Martins), "Arrasta a sandália", (Oswaldo Martins e Aurélio Gomes), "Juro" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira), "Quanta dor" (Mauro Duarte e Adélcio de Carvalho), "Bom conselho" (Anescarzinho do Salgueiro e Edinho), "Abre a janela" (Arlindo Marques Júnior e Roberto Riberti), "Grande dor" (Horondino Silva), "Vaidosa (Herivelto Martins e Arthur Morais), "Eu só voltarei (Nelson Sargento), "Desculpar, não desculpei" (Elton Medeiros e Nuno Veloso) e "Eu e o samba" (Jair do Cavaquinho). No ano de 1969 o grupo lançou o último disco, "Samba... no duro, volume 3", também pela Odeon, que contou com a apresentação de Arley Pereira e foram incluídas algumas composições que anos depois se tornariam clássicos do gênero: "Gargalhei" (Augusto Garcez, Arno Canegal e Henrique de Almeida), "Vida apertada" (Candeia e Casquinha), "Em cima da hora" (Walfrido Silva e Russo do Pandeiro), "Só vou dizer" (Nelson Sargento), "Aquela nega" (Elton Medeiros e Nuno Veloso), "À sombra do salgueiro" (Anescarzinho do Salgueiro e Ivan Salvador), "Lamentação" (Mauro Duarte), "Fingiu que não me viu" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira), "Machucando o jiló" (Geraldo Babão), "Solidão" (Jair do Cavaquinho) e "Meu amor foi embora" de autoria de Chico Modesto e Germano Augusto. Logo depois o grupo encerrou as atividades.

No ano 2000 o grupo voltou a se reunir no disco "A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes - Paulinho da Viola e os Quatro Crioulos", CD gravado em julho de 1990 no programa "Ensaio", quando na época teve como convidado Paulinho da Viola, que para sua surpresa, foram também convidados os outros integrantes (Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros e Nelson Sargento), em uma homenagem aos 25 anos do antológico show "Rosa de Ouro". O disco foi gravado ao vivo, com conversas e ainda execução de composições da época, entre elas "Quatro crioulos" (Joacyr Santana e Elton Medeiros), "Água de rio" (Anescarzinho e Noel Rosa de Oliveira), "O sol nascerá" (Cartola e Elton Medeiros), "No meu barraco de zinco" (Jair do Cavaquinho e Jamelão), "Agoniza mas não morre" (Nelson Sargento), "Cântico à natureza" (Alfredo Português, Jamelão e Nelson Sargento), "Pecadora" (Jair do Cavaquinho e Joãozinho da Pecadora) e "Rosa de ouro", de Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho.


1 Primeira escola
2 Lavadeira
3 Arrasta a sandália
4 Juro
5 Quanta dor
6 Bom conselho
7 Abre a janela
8 Grande dor
9 Vaidosa
10 Eu só voltarei
11 Desculpar, nao desculpei
12 Eu e o samba


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei