Pular para o conteúdo principal

Chocolate da Bahia - Barraca do Chocolate


Chocolate da Bahia - Barraca do Chocolate – Do Mercado Modelo da Bahia

Quando iniciei as postagens de Sambarock, um amigo me pediu esse disco postado no blog, mas fiz uma pergunta a ele, você sabe alguma coisa sobre o Chocolate? Conhece alguma outra musica sem ser a “Roda de Samba”?
Lembro que ele respondeu:
Cara, não conheço nada a respeito so a faixa “Roda de samba” o cara manda muito bem e só, não me interessa o resto.
Discordo plenamente quanto a não me interesso pelo resto, o disco é repleto de perolas e tem a historia por traz que faz toda diferença num disco, por isso não coloquei na net naquela época, mas agora o mesmo amigo me trouxe algumas infos e me disse:
Não achei o disco em lugar nenhum mas aprendi a conhecer e valorizar as infos por traz de uma musica ou cantor, obrigado!
Chega de bla, bla, bla e vamos ao disco!
Disco de 1977, raro e imperdível com uma mistura cheia de swing com pitadas de sarcasmo nas letras misturando alegria e um batuque reverenciando os orixás.
Chocolate da Bahia, que tinha uma barraca de artigos religiosos no Mercado Modelo de Salvador. Grande amigo do mestre Camafeu de Oxóssi, que também possuia uma barraca.

1- Nao deixo nao
2- Salve sao jorge
3- Roda de samba
4- Meu passarinho
5- Sereia, sereia
6- Jesus cristo brasileiro
7- A cobra mordeu caetano
8- Me da birinaite
9- Ele guenta
10- Santo antonio
11- Roda de samba da dona julia
12- La vem o homem
13- Viva deus


Retirado do verso do lp
"Chocolate do Mercado Modelo: é este o nome do moço. É o modelo certo de onde se tiram os que chegam à artista. Os bons do povo para o povo. 'Chocolate' da Bahia, da rua, do 'Mercado Modelo'. Camarada, compre o disco. Ouça o moço". Dorival Caymmi
Curiosidade: dentro do vinil vinha grátis uma medida do senhor do bomfim, e ainda tem no verso as instruções em português e inglês - "Enrole a fita no pulso e dê 3 nós. A cada nó faça um pedido. Quando a fita cair do pulso seus pedidos serão realizados".

Axé.

Comentários

Francisco disse…
É fez muito bem de não ter postado na época essa raridade diante de tal resposta
Mas uma pergunta me consome, e agora será que valera a pena?
Será que a galera saberá dar valor a este e outros post que estão acontecendo por aqui o devido valor?
Pois o que sinto e que de posse da musica principal (a mais conhecida) a galera deixa de correr atraz do álbum e muitas vezes acaba perdendo outras musicas que tbm eram muito boas.
Vlw Fernando por + este post embora eu ja tenha este album ja to baixando pois quem sabe o seu ta ate melhor que o meu hehee.
Forte abraço.
PAULO BROTHER disse…
Galera.

Nessa época morava em Salvador, passamos uma tmporada lá de 4 anos. Maravilha.....cidade e povo festeiro.

Tenho esse LP, foi comprado no mercado modelo por meu pai, não lembro de quem. Mas deve ter sido do proprio....

Parabéns pelo Post.

Quanto ao valor da galera Sr. Francisco, é de fato uma interrogação.

Temos no M.P.F. o Tatah Rocker, especialista em anos 50. Suas Festas são repletas de raridades e o pessoal baixa bem, porém pego uma postagem de Hits dos anos 80 o pessoal baixa muito mais....

É pra analisar......

Novamente Parabéns Fhenso.
Francisco disse…
PAULO BROTHER

È isso mesmo o paulo nos a equipe aqui do arquivo já falamos a respeito desse fato
E quero crer que esse baixo índice de dows de musicas antigas se da em função da idade dos que viveram essa época e a incompatibilidade dessas pessoas com o computador
E nós temos exemplos desse fato, os álbuns postados na original funk os dows chegam a 600 em questão de 3 ou quatro dias enquanto que os índices de dows de álbuns de sambarock ou mesmo dôo wopp são baixos
E o interessante e que a galera do funk se interessam mesmo.

Vlw Paulo
Francisco e Paulo

Tenho plena consciência que as pessoas são “burras” culturalmente do lado musical, digo isso sem ofender a ninguém mas apenas para ilustrar o que vou dizer.

Trabalhei no ramo fonográfico por muitos anos e tenho propriedade para dizer, a maior culpa é da população, e não dos artistas, o trabalho que se tem em produzir um disco mesmo que seja caseiro envolve muito mais que saber tocar ou cantar, tem que ter paixão pelo que faz, mas o maldito dinheiro compra ate a morte que de lá artistas.

Ma o caso é o seguinte: o povo em geral esta acostumado com o cotidiano que empurram por goela a baixo, ( esta ruim mas esta bom) já ouviram isso ? Basta ver as emissoras de radio que tocam exaustivamente essas merdas, mas o povo por alta de conhecimento acaba que sendo manipulado e a lavagem cerebral define isso como bom, neste caso já foi mais um “hit” que apareceu.
È lamentável e quase irreversível fazer com que a maioria faça uma reflexão e pelo menos teste outras coisas, já era com diz um amigo... sem chance!!!

Existe uma minoria que nos enquadramos e sabemos muito bem o que é a boa musica e suas historias, isso me deixam feliz.... No caso de radio existe umas 3 emissoras que ainda tem qualidade, Eldorado FM, OI FM e Antena 1 tanto é verdade que só tem anunciantes TOPs, mas veja o grupo Saad, com tantas emissoras no Fm, não seria monopólio ? só tem anuncio de qualidade duvidosa.

Porque isso? Porque a maioria esta hipnotizada nestes lixos, é assim que vai continuar infelizmente.

Mas....... Enquanto tiver coragem vou continuar a divulgar a boa musica e suas raras informações, já que sempre valorizei a cultura musical.

Para terminar de divagar, digo que temos que agradecer por ainda existir pessoas como nós que se presta a fazer este trabalho.

Não estamos sozinhos, mas somos como nossas musicas “Raridades”

Obs: mesmo sabendo que teremos poucos comentários ou elogios ate mesmo baixos donwloads, fico feliz em postar esse acervo para essas pessoas “Raras”
Por isso venho abrindo meu velho Baú!


Ufa, é isso ae!!!

Ate+
Unknown disse…
POR FAVOR, POSTEM UMA IMAGEM DA CONTRACAPA DESSE DISCO!!! HÁ MUITOS ANOS MEU AMIGO QUE TINHA ESTE VINIL PERDEU A CAPA E NUNCA MAIS PUDEMOS LER AQUELE TEXTO BILÍNGÜE... LEMBRO QUE VINHA COM UMA GARRAFA DE CACHAÇA EMPACOTADA NO PLÁSTICO DO VINIL. ATÉ HOJE TUDO O QUE TÍNHAMOS DE RECORDAÇÃO ERA UMA FITA CASSETE COM ALGUMAS DAS FAIXAS QUE TIVE O BOM SENSO DE GRAVAR ANTES DO DISCO SE ESCAFEDER! VALEU!!!
miguel rodrigues disse…
Miguel,diz:
excelente esse disco do Chocolate da Bahia,tive esse lp,com o advento do cd,passei adiante,mas gravei numa fita cassete e sempro ouço a fita
procurei em muitos blogs,fiz pedidos
em muitos deles e vim encontra-lo aqui,é um grande disco,quem nâo conhece deve ouvi-la.A música-a cobra mordeu Caetano é impagável,nesta música Chocolate da Bahia faz uma sátira aos cantores:Caetano,Gil,Gal e Bethania
e na época foi motivo de muita polêmica por parte desses cantores por causa da letra da música,pois o cantor pegou pesado demais na opçâo sexual dos cantores.
Unknown disse…
Gostaria de sber se alguém lembra da música que o chocolate fez para o mercado modelo quando pegou fogo e o governador Jo~/ao Durval o reconstruiu. Se alguém tiver fazor postar aki pra gente copiar. Heráclito Amador Filho
Unknown disse…
Gostaria de sber se alguém lembra da música que o chocolate fez para o mercado modelo quando pegou fogo e o governador Jo~/ao Durval o reconstruiu. Se alguém tiver fazor postar aki pra gente copiar. Heráclito Amador Filho

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei