Pular para o conteúdo principal

Celia Reis


Celia Reis
Bom gosto & cuidado foram esbanjados na escolha dos 12 sambas. Há o “Só Danço Samba” (de Tom e Vinicius), do filme inédito, mas já famoso, “Copacabana Palace”, assim como a música do “show” do Night And Day: “12 Bikinis”, que é o samba de Menescal e Bôscoli, “Dan-Cha-Cha-Cha”.

Outros “demais” nomes da nossa música popular como, Haroldo Barbosa & Luis Reis, Orlann Divo & Roberto Jorge, Carlos Lyra, Ciro Monteiro, Chico Feitosa e “Lula” Freire e, Billy Blanco, entre outros, contribuem para o alto nível artístico do LP. Pronto, de resto só passarmos da prática, ouvindo o resultado de tudo isso.

O samba é Célia Reis, vocês por certo concordarão, mas o que também é importante Célia Reis é Célia Reis, ninguém mais.


Informações adicionais sobre Célia Reis
Fonte: “Caminhos Cruzados, a vida e a música de Newton Mendonça”, de autoria se Marcelo Câmara, Jorge Mello e Rogério Guimarães.

“Em dezembro de 1956, Célia Reis se apresenta na boate Ma Griffe, no Beco das Garrafas”, acompanhada do pianista Newton Mendonça.
Foi um tempo curto ao lado de Newton.

Célia conta que não conheceu Newton: “Ele era uma pessoa tímida, de pouco falar e grande musicalidade, um piano refinado: trocávamos poucas palavras, quase sempre sobre o trabalho”.

Com voz clara e cheia, timbre deferente, interpretação genuína, grande habilidade rítmica, estilo, Célia nunca deixou de brilhar na noite do Rio, nas apresentações em TV e excursões no País e exterior.
Ganhou fama como sambista, e foi uma das primeiras da Bossa Nova, cantando, divulgando, personificando as “novidades” que meninos como Newton, Tom, Carlos Lyra, João Gilberto, Baden, Chico Feitosa, Luizinho Eça, entre outros, criavam e escandalizavam os conservadores.

Com excelente presença no palco, onde “sambava e requebrava pra valer”, contagiando os espectadores”, registram os jornais da época, Célia assumiu as ousadias, as modernidades musicais” que resultariam no movimento da Bossa Nova que tomou o País e invadiu todo o mundo.

Célia Reis teve uma participação notável nessa conquista da Cultura Brasileira, participação não reconhecida pelos que tem escrito a historia da nossa música.
Ela foi uma importante e corajosa divulgadora dos novos caminhos que o samba, que a música brasileira ganhou a partir do final dos anos cinqüenta.

Foi uma representante da Bossa Nova, por todos os teatros e casas de shows onde se apresentou, nas inúmeras turnês que ela fez no País e em mais de uma dezena de paises, por mais de vinte anos ininterruptos, enriquecendo e divulgando a música brasileira.


Celia Reis

Só Danço Samba
Vai de Vez
Leilão
Dan Cha Cha Cha
E Samba
Influência do Jazz
O Amor que Acabou
Sambadinho
Dói, Mas e Bom
Para Não Sofrer
Deve ser Amor
Tamanco no Samba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei