Pular para o conteúdo principal

Wilson Simonal "Alegria Tropical" (Copacabana, 1985)


Nascido no Rio de Janeiro, Wilson Simonal De Castro (1939 - 2000) iniciou sua carreira profissional atuando em em bailes nos quais cantava, em inglês, rocks e calipsos. Pouco tempo depois foi crooner do Conjunto Dry Boys e fez parte do Conjunto Os Guaranis.

Em 1961, passou a se apresentar no programa "Os brotos comandam", apresentado por Carlos Imperial, onde teve a oportunidade de gravar um compacto simples contendo o cha-cha-cha "Teresinha", de autoria de Carlos Imperial.
Ainda nesse ano, Simonal se apresentou em casas noturnas do Rio de Janeiro, como Drink, Top Club, e no Beco das Garrafas, boate considerada o berço da Bossa Nova, levado por Miéle e Ronaldo Boscoli.

Em 1963, lançou seu primeiro disco: Tem algo mais, obtendo muito sucesso com a música Balanço Zona Sul, de Tito Madi.

No ano seguinte, viajou pela América do Sul e América Central com o conjunto Bossa Três, liderado pelo pianista Luís Carlos Vinhas.
Ainda em 1964, gravou o album A nova dimensão do samba, com destaque para as faixas Lobo Bobo, de Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli, e Nanã, de Moacir Santos.

Ainda na década de 1960, lançou vários Lp's, dentre eles: Alegria, alegria!!! (1967); Alegria, alegria vol. 2 ou Quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga (1968), Alegria, alegria vol. 3 ou Cada um tem o disco que merece (1969) e Alegria, alegria vol. 4 ou Homenagem à graça, à beleza, ao charme e ao veneno da mulher brasileira (1969).

Em 1966 e 1967, também comandou o programa Show em Si Monal, transmitido pela TV Record de São Paulo.
Essa época, que é considerada a melhor fase de sua carreira, onde foram gravados uma série de sucessos dançantes como País Tropical, Mamãe Passou Açúcar em Mim, Meu Limão, Meu Limoeiro e Sá Marina e também deu origem a um estilo suingado conhecido como Pilantragem.

Tal era a popularidade que Simonal chegou a reger um coro de 15 mil vozes no show de encerramento do IV Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho.

Em 1972, Simonal foi acusado de ser o mandante de uma surra sofrida pelo contador de sua firma que supostamente o teria roubado.
Durante o inquérito, foi acusado por um agente do Dops de ter sido informante daquele órgão.
Com essa acusação de dedurismo em plena ditadura militar, Simonal ficou desmoralizado no meio artístico-intelectual e cultural da época, e sua carreira começou a declinar, mesmo Simonal negando todas as acusações.

Simonal ainda gravou alguns Lp's no final dos anos 70 e nos anos 80, mas só voltou a ter o reconhecimento da mídia após o lançamento da coletânea A Bossa de Wilson Simonal em 1994.

Simonal faleceu no dia 25 de junho de 2000, vítima de falência múltipla nos órgãos em decorrência de hepatopatia.

Em 2002, a pedido de seus familiares e amigos, foi aberto processo para apurar a veracidade das insinuações levantadas na década de 1970 quanto à possível colaboração do cantor com os órgãos repressores do regime militar. Além de depoimentos de artistas e de material enviado pela família e pelos amigos, constou do processo um documento de janeiro de 1999, assinado pelo então secretário de Direitos Humanos, José Gregori, que divulgava que, a partir de uma pesquisa realizada nos arquivos do SNI e do Centro de Inteligência do Exército, não havia evidências que provassem aquelas insinuações.

Em 2003, concluído o processo, o cantor foi moralmente reabilitado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



1. Pout-Pourri: Quero Ver Descer, Quero Ver Subrir / Foi Brincar No Mar
2. Pout-Pourri: Jura / Recordar É Viver / Jarro Da Saudade
3. Pout-Pourri: Expresso Da Alegria / Aí Vem O Pato
4. Clementina De Jesus (Vale Dos Orixás)
5. Baiana Boa
6. Pout-Pourri: La Mucura / Banana Con Azucar / La Paloma
7. Vou Entrar Na Dança
8. Meu Tempero
9. Desabafo E Alegria
10. A Beleza Do Seu Canto
Link Do Arquivo

Comentários

Unknown disse…
O link parece corrompido ...

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei