Pular para o conteúdo principal

Senta que lá vem História

Senta que lá vem História

Vamos a estréia da nossa coluna que vai tratar de história de verdade, tudo que trata a respeito do verdadeiro sambarock e suas vertentes.

Teremos um conteúdo nunca antes reunido em um site do assunto com depoimentos, entrevistas, releases, biografias, resenhas, tudo regado com pitadas de comentários dos nossos colecionadores e experts no tema.


Esperamos ajudar a manter nossas origens sempre viva!

O nosso bom Samba Parte I

Como diz o radical J. Ramos Tinhorão, o cáustico e rigoroso crítico musical do "Jornal do Brasil", não é fácil ser brasileiro em termos musicais, tal a proliferação da (pior) música estrangeira. Por isto, os lançamentos dos Sambões - quando alguma gravadora se encoraja a prestigiar a nossa mais autêntica forma musical - merecem ser prestigiados, sem rigores maiores, desculpando-se falhas técnicas e artísticas e uma boa dose de comercialismo, pois na concorrência com o elétrico e irritante som pop, que polui as rádios e outros veículos de divulgação no Brasil, o importante é ouvir a nossa música. Como as que aparecem nos lançamentos seguintes:

SAMBAS DE TODOS OS TEMPOS (Continental, LPS-22.017) - Recorrendo ao seu notável arquivo, um produtor (cujo nome, infelizmente, não é mencionado na contracapa) produziu este interessante lp-antologia-[nostalgia], com bons sambistas. Assim, com o incrível Jamelão (José Bispo Clementino dos Santos, 60 anos) temos "Eu Agora Sou Feliz" (Mestre Gato/José Bispo). Com Risadinha (Francisco Ferraz Netto, 53 anos), nome famoso em vários carnavais, hoje esquecido, temos alguns de seus maiores sucessos: "Madureira Chorou" (Carvalhinho/Júlio Monteiro), "Seu Eu Errei" (Francisco Netto-Humberto Carvalho-Edu Rocha), "A Fonte Secou" (Monsueto Menezes-Tufic Lahuar-Marcleo) e "Não Me Diga Adeus" ( Anisio Silva/Fausto Guimarães). Outro bom sambista, nome marcante no passado, hoje totalmente esquecido, que é rememorado neste bom lp é Caco Velho (Matheus Nunes, 1920/1971), considerado o melhor sambista brasileiro no estilo "Scat", e que aqui aparece com "Meu Fraco é Mulher" (Conde/Heitor de Barros) e "Não Faça Hor Comigo" (Caco Velho/Henricão). Representante da nova geração de sambistas, lutando por seu lugar ao sol no difícil mercado, o mineiro Noite Ilustrada (Mário Souza Marques Filho, 37 anos) é o cantor que aparece em maior número de faixas: além de abrir o lado B com "Atire a Primeira Pedra" (Ataufo Alves/Mário Lago), é o intérprete de uma longa seleção no lado a, que inclui clássicos sambas feitos para musas inspiradoras de nossos compositores: "Marina", e "Rosa Morena" de Dorival Caymmi; "Isaura de Herivelto Martins e Roberto Roberti (regravado genialmente no ano passado por João Gilberto); "Maria Tereza" de Gomes Cardim; "Juracy" de Antonio Almeida e Ciro de Souza; "Laura", de Jorge Galatti e Nogueira Santos; "La Lá, Le Lé, Li Li" de João de Barro-Alberto Ribeiro e "Ai Que Saudades da Amélia" de Ataufo Alves-Mario Lago. Finalmente, para encerrar o lp, uma seleção de Noel Rosa (1910-1937), na interpretação dos 3 Morais: "Feitiço na Vila", "Palpite Infeliz", "O Orvalho Vêm Caindo", "Com Que Roupa", "Fita Amarela" e "Até amanhã". Sem dúvida um disco importante, para quem gosta da música do povo e é brasileiro.

Já a RGE, com conjunto Sambas Reunidos, lança o volume 3 da série que o grupo vêm fazendo para o selo Premier. Neste novo lp, temos ma seleção de sucesso do momento, mas válidos: "Na Casa da Tia Ciata" (Artulio Reis/Monalisa), "Conto de Areia" (Romildo Bastos/Toninho), "Silêncio da Madrugada" (Luiz Ayrão), "Vai Doer" (Nazareno/Marcelo Duran), "Pise Nesse Chão Com Força" (Benito di Paula), "Replay" (Roberto Correa-Jon Lemos), "Fandango" (A. Moreira/Zé Pretinho da Bahia/Rubens da Mangueira), "Samba Quadrado" (Milton Carlos-Isolda), "Perdido na Madrugada" (Gilson de Souza/Djalma Pires) e o clássico "Felicidade" (Lupiscínio Rodrigues-1914-1974).

Texto de Aramis Millarch,

Data: 22/11/1974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei