Pular para o conteúdo principal

Germano Mathias - Ginga No Asfalto (1962)


Alguém me perguntou um dia:
Qual o artista brasileiro que teria possibilidade de cantar SAMBA lá fora ?

Respondi:
Conheço alguns mas, muito poucos.
Se eu fose empresário e tivesse oportunidade de colocar um artista brasileiro lá fora tentaria o Germano Mathias.

À minha resposta, outra pergunta:
Por quê ?

E a resposta ao antipático "Por Quê ?" é a contracapa deste LP.


GERMANO MATHIAS não é só cantor. É intérprete, é homem "show", é engraçado, é vivo e inteligente.

Lá fora - ele que não tem inibições - começaria a bater com cadência de samba em caixa de fósforos que ele teria que levar daqui do Brasil; depois tocaria ritmo de samba em lata de graxa que foi como ele começou; em seguida, numa boite, ele desceria do palco ou apenas se aproximaria dos fregueses e começaria a mandar ritmo em cima da mesa, nos copos, nas garrafas, em pratos, com talheres, de todas as maneiras.

Na temporada seguinte seria atração de um cassino de Paris ou de uma casa de Las Vegas.
Ganharia dinheiro, ficaria rico... e eu também, porque seria o seu empresário.
Não será necessário entender o que ele canta... porque a música é capaz de transmitir mais que tudo neste mundo.

Germano Mathias seria um malabarista do ritmo espalhando samba para os ouvidos do mundo.

Não pensem que isso resolveria o caso da exportação do samba, mas resolveria a vida de Germano Mathias que é um manancial de ritmo brasileiro dificilmente encontrado na Europa, França e Baía.

Mas... o Germano está aí... o empresário não existe... e ele vai ficando por aqui cantando samba como ele sabe e ninguém canta igual.
Porque ele é intérprete, é homem "show", é engraçado, é vivo e inteligente.

Henrique Lobo
(Texto extraído da contra-capa deste album)

Germano Mathias - Ginga No Asfalto (1962)

01- Maria Espingardina
02- Baiano Capoeira
03- O presidente jurou
04- Mulher por acaso
05- Esculacho na Bonifácia
06- Desigualdade
07- Baile do risca faca
08- Requebrado diferente
09- Lar sem pão
10- Bonitona do primeiro andar
11- Amor sociedade anônima
12- Vaidosa

Contribuição do nosso camarada Dj 440, lá de Olinda, Pernambuco.
Quer conhecer mais o trabalho dele:
http://dj440.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mega Post Swing Brasil Vols. 01 ao 20

Após algum tempo sem links ativos, repostagem dessa super coleção de Samba-Rock.   Link da pasta contendo os 20 Vols. no servidor  Mega .

Swing Brasil Vols. 01 ao 10 Repostagem Parte I

01 Litlle bitty preeton.mp3 02 teenager in love.mp3 03 baby come back tome.mp3 04 boy fron new york city.mp3 05 weep no more my baby.mp3 06 why do fools fallin love.mp3 07 wistle stop.mp3 08 lollipop.mp3 09 forever forever.mp3 10 a lover's question.mp3 11 lover please.mp3 12 dametemi un martello.mp3 13 that's why.mp3 14 frankie.mp3 15 if had a hamme.mp3 16 Got My Mojo Working.mp3 17  Bert Kaempfert & His Orchestra - Afrikaan Beat.mp3 18 sugar lip's.mp3 19 samba de uma nota só.mp3 20 hobbies.mp3 21 the pianist.mp3 Link do Arquivo Link Alternativo 01 O cravo brigou com a rosa.mp3 02 Carly & Carole.mp3 03 Jesualda.mp3 04 Take me back to Piauí.mp3 05 Meu guarda chuva.mp3 06 Amor dos outros.mp3 07 Quem tem carinho me leva.mp3 08 Se voce quiser mas sem bronquear.mp3 09 Não adianta.mp3 10 É isso aí.mp3 11 Katarina.mp3 12 Você não entende nada.mp3 13 Vendedor de bananas.mp3 14 O telefo

Partido em 5 vol.1e2

Participação de Candeia num LP que foi sucesso instantâneo na época em que foi lançado. Tanto que rendeu mais duas continuações (a última delas já sem o mestre). Os outros bambas que tomam parte neste disco são: Velha, Casquinha, Wilson Moreira, Anézio e Joãozinho da Pecadora. Uma curiosidade interessante: devido ao sucesso deste disco que o grande Wilson Moreira resolveu largar sua profissão de carcereiro e seguir carreira de sambista. O CD é parco em informações, não tem qualquer tipo de encarte, mas pelo que os músicos falam entre as faixas ainda se descobre que a cozinha do disco é dos mestres Luna e Marçal. Procure este disco na seção de saldos das lojas de discos, normalmente é lá onde ele se esconde. Formação: Candeia, Velha, Joãozinho Pecadora, Wilson Moreira, Anézio e Casquinha. 1. Lá Vai Viola (Candeia) 2. Defeito de Mulher (Velha) 3. Preta Aloirada (Casquinha) 4. Minha Preta (Anézio) 5. Linha de Candomblé (Joãozinho Pecadora) 6. A Valta (Candei